XIX COMIC - Relato de Luiz Salomão, do Interact Club de Maringá Kakogawa

Postado em: 08 de Agosto de 2018

Nesses dois anos de Interact, já participei de vários projetos do meu clube, o Interact Club Maringá Kakogawa, de vários eventos incríveis em meu Distrito e conheci pessoas maravilhosas que vou levar comigo para o resto da vida. Mas com certeza, a XIX COMIC, Conferência Multidistrital de Interact Clubs, foi um evento que mudou minha visão do que é Interact e de como vejo minha vida.

Descobrir a incrível organização da MDIO, dos 31 distritos que participaram do evento e dos clubes que estavam sendo representados demostrou que o Interact é muito maior do que aparenta ser, não é somente um grupo de jovens patrocinados por Rotary Clubs, são jovens com liderança, educação, iniciativa, muita energia (muita mesmo) e com muitos projetos inovadores que realmente causam impacto na sociedade em que vivemos.

Conheci pessoas de todos os lugares do Brasil, alguns bem perto, que pretendo um dia reencontrar, outros de bem longe, que não será uma tarefa fácil revê-los, mas com os quais tento manter contato. Pessoas que não só estavam lá para se divertir, mas para conhecer, aprender mais sobre Interact, participar ativamente das palestras e desenvolver uma gama de contatos para futuros projetos ou dúvidas.

Conheci a nova presidente da MDIO, Roberta, uma pessoa por quem tenho muita admiração e acredito que realizará uma gestão incrível. Mas a pessoa que mais gostei de conhecer foi realmente eu mesmo. Participei do CNO (Concurso Nacional de Oratória) e do CNP (Concurso Nacional de Projetos). Não ganhei nenhum, mas ter a coragem de viajar tão longe sozinho, chegar naquele palco e ser o único a pegar um tema complicado como o acesso à agua limpa me fez refletir muito, sobre como devemos, sim, arriscar, pegar as oportunidades que vemos e fazer sem medo.

Cair não é uma falha, é um processo e se posso deixar aqui uma última mensagem seria: “As paredes não estão lá para aqueles que querem algo, estão lá para aqueles que não querem”. As dificuldades que vamos enfrentar são diretamente proporcionais a experiência que vamos adquirir, ENTÃO FAÇAM, ARRISQUEM, coloquem-se fora da zona de conforto, reaja, e por favor, não se amedrontem com o tamanho da parede que os separa de suas vontades, pois ela não está lá para você desistir, mas para tentar pulá-la. Por fim, gostaria de agradecer a duas mulheres incríveis que me ajudaram nesse processo: as RDIs  Maria Eduarda Oliveira e Bianca Volante, e também aos governadores João Marin Mechia e Carlos Roberto Naves de Souza. Vocês não sabem o quanto me ajudaram e o quanto tenho de admiração e de agradecimento por cada um de vocês. E ao meu clube, que estava comigo quando cheguei, quando perdi e quando sai, mesmo aqui em Maringá, com palavras de motivação e afeto, nunca vou esquecer o que fizeram por mim.

Obrigado a todos.

Luiz Salomão – Interact Club Maringá Kakogawa