21 jovens já participaram das Bolsas da Geórgia pelo Distrito 4630

Postado em: 21 de Fevereiro de 2019

Coordenadora da Subcomissão de Bolsas de Estudos no Distrito 4630, Jussara Perin do Rotary Club de Maringá Parque do Ingá está à frente desta subcomissão desde 2005. Atualmente cinco estudantes estão nos Estados Unidos pelo GRSP – Georgia Rotary Student Program e no total, 21 jovens já participaram do programa.

A seleção tem início em junho com a divulgação do edital. Os pré-candidatos aprovados nas inscrições recebem as orientações para documentação e exames de proficiência diretamente com o programa. Esse processo inicial vai até o final de setembro, quando todos enviam os documentos e efetivam as inscrições junto ao GRSP. De outubro a janeiro do ano seguinte, a equipe do GRSP trabalha na escolha e designação de universidades.

“Em fevereiro, acompanhamos a angústia dos candidatos com os resultados do programa. Este processo de chamada dos aprovados pode ir até março. Em seguida, orientamos com o envio de documentação extra para as universidades, certificados de vacinação e emissão de vistos, apresentações culturais e pessoais a serem feitas durante o período de permanência, assim como os detalhes finais antes da partida, como presentes para as famílias hospedeiras, uniforme, apresentação no primeiro conclave com todos os participantes”, explica Jussara

Em agosto os estudantes embarcam. “Adoro ver a transformação pelas quais muitos passam, o nível de independência que adquirem. Costumo dizer que o processo de seleção deste programa vai se afunilando naturalmente, revelando aqueles que certamente farão grande uso desta experiência maravilhosa e vivência com o Rotary. Ficamos muito felizes com a constatação do amadurecimento como pessoas, seja na escolha de suas profissões, amizades pra toda a vida, novos rumos que possam vir a seguir”.

Depoimento da estudante Vitoria Pagliaci -  (É de Assis Chateaubriand, estuda em Maringá) – “Fiz muitos amigos, todos os dias janto com pessoas de 6 nacionalidades diferentes, o que me ajudou a conhecer muito mais sobre outras culturas. No primeiro semestre cursei matérias de administração e nesse estou cursando mais relacionadas à Engenharia. Em setembro comecei a trabalhar no campus da universidade como Assistente de TI.

Desde Agosto vi meu idioma melhorar muito, não só o inglês como também o espanhol, conheci meu namorado, viajei para DisneyWorld, New Orleans, Roswell, Stone Mountain, Young Harris e a cada semana descubro um pedaço diferente de Savannah, cidade que agora é minha casa e eu tanto amo!

Meus planos são conhecer Califórnia, Los Angeles, Nova Iorque, Chicago e Nashville, voltarei para o Brasil em junho e após terminar minha graduação, pretendo voltar ao Estados Unidos para fazer mestrado”.