Hallage destaca que Clubes e Distrito devem trabalhar em Equipe

Postado em: 10 de Junho de 2019

Antonio Hallage, Diretor de Rotary International 2009-11 e curador da Fundação Rotária 2011-15, foi um dos palestrantes da Conferência da Inspiração, onde falou sobre o “Tema: Desenvolvimento do Quadro Associativo, Imagem Pública e Fundação Rotária – Ação Conjunta dos Clubes e Distrito – Uma Só Equipe”.

“Um Distrito é feito de pessoas. São nos clubes que as ações acontecem e a tarefa do governador é dar a motivação necessária para que os clubes trabalhem. Uma equipe que funciona bem deve apresentar propósitos comuns, tais como prioridades, padrões de qualidade, tomada de decisões, atribuições específicas, uma comunicação clara e a resolução de conflitos”, explica Hallage, que foi moderador em 2018 no Instituto de Lideranças Rotárias do Rotary International, para o treinamento dos Coordenadores Regionais da Fundação Rotária, de Rotary e de Imagem Pública.

“O ILR (Instituto de Liderança Rotária) foi criado para formar novas lideranças. Se consideramos que existem mais de 35 mil clubes no mundo, quantas pessoas ocupam funções no Rotary todos os anos? Milhares! Por isso o compartilhamento de experiências e os treinamentos de rotarianos que têm habilidades distintas, mas que ainda não assumiram cargos, são de extrema importância para a continuidade do crescimento de um Distrito”, explica Hallage. Conforme ele, esse treinamento contínuo, planejado, garante o crescimento estruturado do Distrito e seus Rotary Clubs.

Além de se desenvolverem como rotarianos, com um conteúdo customizado para a sua região, o treinamento permitirá que recebam informações atualizadas de instrutores experientes, escolhidos em cada Distrito.

Sobre a nova terminologia para DQA, que recentemente passou a ser Atração e Engajamento, segundo Hallage, a “atração” antecede a admissão, é o momento em que se atrai novos associados, explicando-lhes o que o Rotary faz. Já o Engajamento dá ênfase na Capacitação, no relacionamento com as comunidades, no desenvolvimento dos clubes e dos projetos, envolvendo esses novos associados.

Hallage defendeu em sua palestra uma Imagem Pública mais humanizada, onde a visibilidade seja dada exclusivamente para os projetos. “O mais importante é impactarmos a comunidade mostrando que somos pessoas servindo pessoas”.

Larissa Nakao

Comunicação Corporativa